Terra Santa: Lugar de descobertas
Jerusalém não é apenas um destino religioso. Embora a cidade israelense seja importante para três grandes religiões do mundo: (o catolicismo [ou cristianismo], o judaísmo e o islamismo), suas ruas, museus e portões carregam uma infinidade de acontecimentos históricos que vão além de qualquer religiosidade. Ali vamos encontrar ao menos um ponto turístico importante para cada uma dessas religiões.
A TS Brasil separou alguns pontos turísticos imperdíveis numa viagem à Jerusalém e seus arredores. E, se você ainda não pensou em visitar a cidade e o país, trate de colocá-los no roteiro de uma de suas próximas viagens. Vai valer a pena sem dúvida.
Via Dolorosa
É uma série de pequenas ruas onde estão alguns pontos por onde Jesus teria passado carregando a cruz. O roteiro começa na Porta de Santo Estevão e termina na Igreja do Santo Sepulcro e vai passando por ruas onde hoje estão casas residenciais e pequenos comércios.



Basílica do Santo Sepulcro
No interior desta igreja está o que se acredita ser o local onde o corpo de Cristo foi deixado e onde teria ressuscitado, além do madeiro onde o corpo de Jesus teria sido preparado, enrolado em lençóis (o que seria o Santo Sudário, hoje sob custódia em Turim, na Itália).
Hoje o local está adornado com um altar dentro de uma pequena capelinha onde entram, no máximo, duas ou três pessoas. Uma fila gigantesca aguarda para entrar também e passar ali poucos segundos. É proibido tirar fotos. Um guarda controla a entrada e saída das pessoas. A igreja está sob custódia de diferentes comunidades cristãs: greco-ortodoxos, armênio-ortodoxos e católicos apostólicos romanos.


